Posted by : Andressa Fraga segunda-feira, 20 de maio de 2013


“Estão chegando os dias, declara o Senhor, quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá. Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a minha aliança, apesar de eu ser o Senhor deles, diz o Senhor. Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias, declara o Senhor: Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: Conheça ao Senhor, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior, diz o Senhor. Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados.” 
[Jeremias 31:31-34]

Deus criou o homem e a mulher, os colocou num jardim daqueeeles e disse basicamente assim: Isso tudo é de vocês, curtam galera! Só não comam DAQUELE fruto, ok?

Era apenas um pedido de um Pai cuidadoso. Eles já tinham tudo, havia apenas uma restrição. Uminha só. Muito pesado? Muito difícil? Olhando daqui, parece que não. Mas sabemos o que aconteceu e todas as consequências geradas por um ato “bobo” de curiosidade/desobediência.

Depois disso, pensamos: Pior que tá não fica. Mas fica. Fica sim. E realmente ficou. Muita gente boa passou pela terra: Enoque, Noé, Abraão, Isaque, Jacó... (Leia sobre eles, são exemplos de ótimo nível para nós!), mas em contrapartida, muita locurada aconteceu. Muita gente fazendo tristeza por aí. Adorando bezerros de ouro, batendo boca com Deus, matando por qualquer motivo, praticando incesto, orgias e muitas outras coisas feias. 

E é aí que entra Moisés. Uma cara que largou todo o seu poder e riqueza pra lutar pelo seu povo pobre e escravo. E o que ele ganha em troca? Isso mesmo, gestos de gratidão e todos dispostos e super motivados a fazer qualquer coisa pelo Reino de Deus. 

Tá, não foi isso. Bem pelo contrário. O povo queria o couro dele. “Valeu Moisés por nos tirar da escravidão e nos trazer aqui no deserto para morrer.” Eram aproximadamente seiscentas mil goelas chorando a toda potência no ouvido de Moisés. Eles estavam odiando ter que caminhar pelo deserto à procura da terra prometida. Preferiam ter permanecido onde estavam. Eles não entenderam a Graça de Deus que os tirou da escravidão.

Moisés surtou. Pediu ajuda ao Poderoso e então Deus optou por um plano B. Já que o povo não consegue ser normal e civilizado por si só, eis aqui os 10 mandamentos.
Ah, que Deus chato, odeio leis, odeio regras. Imagino que muitos pensaram assim. Mas o fato é: As regras, ou leis, são para quem rejeita a graça. 

E é por isso que Deus, esse Querido Deus, conforme os versículos citados a cima, diz que chegará o dia em que uma nova aliança será feita, não mais fora de nós, em tábuas de mandamentos, mas sim dentro de nós, em nossos corações. Essa era a ideia inicial. Mas eles não entenderam. E porque não entenderam, cabe à outra geração entender.

Acredito profundamente que nós somos a geração que entenderá esta maravilhosa graça. Nenhuma outra geração trabalhou em tantas frentes como nós temos feito hoje, os cristãos nunca foram tão ativos. Temos esse ponto em nosso favor. Somos jovens acelerados, inquietos, insatisfeitos com o sistema (social e religioso). Porém, isso não é tudo. Não basta FAZER tudo o que puder se não FOR tudo o que puder.
Ações são importantes. Caridade é importante. Solidariedade é importante. Cortesia é importante. Empatia é importante. Mas se não entendermos a graça, se não vivermos no amor, se não nos deleitarmos na presença de Deus, logo logo tudo isso vai deixar de ser uma missão honrosa e se tornará um peso.

Ele nos amou primeiro, e por isso não é difícil permanecer em Seu amor.
A prova de que amamos a Deus está em obedecer aos seus mandamentos, e eles não são de modo algum pesados para nós. (1Jo 5:3)

A palavra de Deus escrita em nós nos ajudará a trilhar esse caminho. Eis aí a nova aliança! ;)



Por Luana Mach
Ministério de Comunicação

- Copyright © Onelight - Rede Jovem - Hatsune Miku - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -