Posted by : Andressa Fraga quarta-feira, 5 de junho de 2013

 Já comecei o texto com um termo extremamente contraditório, quase um “Não acredito em astrologia; sou sagitariano e, portanto sou cético.”, sabe? Eu explico por quê. O Positivismo na verdade é um conceito sociológico/filosófico que diz basicamente o seguinte: A sociedade precisa avançar e isso só vai acontecer através do conhecimento científico, que é a única forma de conhecimento verdadeiro, o que exclui completamente a teologia, crenças, superstições e metafísica.

Aliás, um exemplo de positivismo que nunca nos demos conta está na bandeira nacional. Ordem e Progresso vem de "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim.", frase de Auguste Comte, precursor do Positivismo.

Porém hoje, no dialeto popular, positivismo tornou-se um tímido (e estranho) sinônimo de positividade, uma ética humana vestida de fazer o bem, ser paz e amor, faça paz não faça guerra, e coisas assim.Por isso, brincando com essa coisa de “ser positivo”, vamos falar de atitudes do bem no mundo cristão, dentro da igreja. Tão básicas, mas tão esquecidas.

7. CARRO NOVO \o/ - Mas é meu! - O culto tava MUUUITO massa. Mas acabou tarde. :( Lá vou eu mais uma vez para o ponto do bairro-a-bairro. Xi, perdi o ônibus. Ahh, já sei, quem sabe o sentido 2. Que bom, acho que perdi também. Mas beleza, daqui a 1 hora tem outro. Quem nunca? Amamos a Deus. Amamos participar do Reino de Deus. Amamos ter comunhão com os outros filhos de Deus. Mas como em tudo na vida, acabamos tendo algumas dificuldades. Nada que tire nossa alegria, mas são dificuldades. Passamos um longo tempo, talvez anos, andando a pé, de bus, na chuva, no frio, no sol escaldante, etc etc etc. Aí vem a conquista de um carro, ou de um namorado/marido com carro, (né girls?).. UAU, Deus é bom!! Quanto conforto, quanta rapidez, quanta facilidade... E quanto egoísmo. Infelizmente não são poucos os casos de ganhar um presentão desses mas não estar disposto a fazer o básico, tipo dar um carona praquele conhecido que ta lá no ponto de ônibus como você esteve um dia. “Ah, mas tem a gasolina, tem tempo perdido, o bairro não é seguro...”. Ser generoso não custa nada. Garanto!

6. ABRAÇO GRÁTIS! Viram as fotos do Dia de Evangelização Global na fanpage da igreja? Emocionante. Talvez muitos não puderam ir por motivos de trabalho, outros compromissos ou mesmo vergonha, mas uma coisa é fato, todos admiramos. É lindo! Tocante. Animador! Evangelizar os desconhecidos exige uma coragem e ousadia que só o Espírito Santo pode nos dar, mas porque não abraçar essa causa abraçando dentro da igreja? Não passe batido pelas pessoas. Não demonstre superioridade e altivez mesmo sem querer... Se o abraço for pedir demais, um aperto de mãos, um sorriso, um oi envergonhado que seja. Dê atenção. Seja simpático. Seja amável. 5. FICAMOS ASSIM, 

5.EU ORO POR VOCÊ E VOCÊ ORA POR MIM. ;) Mas tem que ser de verdade! Tente lembrar as muitas vezes que você disse pra alguém “pode deixar que vou orar por você” mas depois esqueceu. Somos muito atarefados, cheios de compromissos e de horas marcadas. Mas como seremos UM se não nos importarmos com as necessidades dos outros? Dizer que vai orar com certeza deixará a pessoa tranqüila e feliz, palavras enchem nosso coração, mas palavras sem ação, neste caso, são vazias e mentirosas. Apenas orar de verdade fará diferença na vida de alguém. Dá tempo, corre orar por essa pessoa que você acabou de lembrar! 

4. TÔ CONTIGO E NÃO ABRO. MENOS NESSA PARTE. Dá pra casar com alguém comprometido pela metade? “Prometo ser massa em tudo ok? Só na fidelidade que não garanto”. É um exemplo extremo, eu sei. Mas acontece. E o comprometimento pela metade não existe apenas nos casos de “a carne é fraca”, mas também nos casos de “não concordo, bjs.” Não entra na minha cabeça o fato de alguém aceitar POR VONTADE PRÓPRIA freqüentar os cultos de uma igreja, tornar-se membro, participar de eventos, seminários, ministrações, discipulados, aconselhamentos, momentos de descontração, festas, confraternizações e tudo mais, e quando ouve falar sobre dízimos, ofertas, primícias e contribuição para a construção do novo templo, fica emburrado, franze a testa e murmura. Oi? Acreditar em metade da bíblia é um absurdo! Acreditamos na comunhão, nos pastores que cuidam de suas ovelhinhas e em tantas outras coisas, mas quando vamos falar de dinhei...PULA. Palavra proibida. Ok, vamos então reivindicar na prefeitura um terreno bem grande pra podermos nos reunir ao ar livre, sentados no chão. Ar puro.
Simplicidade. Humildade. Nômades. Para né. Se quiser pensar que a igreja está manipulando seus fiéis, que está ostentando grandeza com um novo projeto de templo, que não para de pedir dízimos e ofertas, realmente é um direito seu. Mas não perca a oportunidade de orar ao Espírito Santo pra que Ele te esclareça essa situação. Nunca vi quem tivesse uma grande revelação em conversas maldosas, murmurações e fofocas, recebemos conhecimento do propósito do Reino em momentos de intimidade com Deus, e somente Ele pode te orientar em relação ao certo e errado. Ame a sua igreja. Ore por ela. Doe-se por ela. E se em algum momento uma dúvida surgir, não abra a boca, abra o coração. :)

3. ETIQUETA E BONS COSTUMES. Sua mãe não te deu educação não menina? - Nunca ouvi essa frase, pelo menos não na frente da minha mãe. Se tivesse ouvido com certeza lembraria pela surra que teria levado. =O Sério. Nenhuma mãe orgulha-se de um filho mal educado. Daqueles que cospem no espelho da loja, lambem maçanetas, derrubam metade da água do galão no chão e saem assoviando como se nada tivesse acontecido, se jogam no chão pedindo um doce, chutam canelas, mostram a língua, etc etc etc. Mas e os mal costumes que temos depois de grandinhos? E, pior, os mal costumes dentro da igreja?
a. Você deixa jogado no chão o copinho da santa ceia e pra finalizar o serviço pisa nele antes de ir embora? b. Você come durante os cultos lembrando sempre de fazer bastante barulho com o pacote de salgadinho? c. Você, pelo menos uma vez no final de semana, costuma levar um pito da galera da segurança e apoio por conversar durante o culto ou por preferir ficar lá fora fervendo? d. Você é super conectado com o mundo e não consegue largar do celular nem pra ouvir o que seu pastor tem a dizer na Onelight? e. Você até tenta jogar o lixo dentro da lixeira, mas ele é rebelde e cai do lado de fora então você deixa quieto e respeita a sua escolha? Se você assinalou com orgulho ao menos 1 dessas alternativas, VAI LAVAR ESSA CARA! :) Educação é bem vinda em qualquer lugar. Então vença o hábito de grudar chicletes nas cadeiras, de fazer lambanças, de desrespeitar os preletores seja dando atenção ao celular ou ao colega do lado, enfim... Essas coisinhas tão básicas e tão deselegantes. Vamos evoluir, WE CAN! 

2. ME DEIXEM,SOU VOLUNTÁRIO! Desculpa típica para os descasos e atrasos em compromissos de ministérios. Sim, isso existe. MAS TÁ ERRADO. Somos Uma Igreja Que Se Importa e com muito amor trabalhamos nos Ministérios que Impactam, ok. Mas aiii se vierem chamar a minha atenção quanto a uma falta ou uma atividade feita pela metade. EU MOOOOORROOOO. Alou Brasil, é pra Jesus! É pra que o Reino de Deus cresça. Onde está a prática de Colossenses 3:23 que diz sobre fazer tudo como se fosse pra Jesus? E não só em relação aos ministérios. Mas, como alguém pode fazer parte de uma igreja em célula e não participar de uma? Freqüentemente costumamos nos desviar de compromissos e cobranças, principalmente no Reino de Deus, onde nos achamos voluntários. Mas se você se dispôs a estar em um ministério ou em uma célula, doe-se por isso. Não haja com descaso, não seja indiferente, justifique suas faltas ao líder, compartilhe suas dificuldades em participar, não seja folgado, não dê de ombros. Somos uma família. Um corpo. Somos um em Deus. E se toda essa parte espiritual não te fizer pensar, lembre que não podemos fazer com os outros o que não gostaríamos que fizessem a nós! O seu pastor, seu líder de célula, ou líder de ministério, eles cuidam de você, oram, ouvem, preocupam-se. E não por alguma recompensa humana, mas porque amam a Deus e amam tudo o que Deus ama. Devolva esse cuidado com comprometimento e com aquilo que você pode fazer de MELHOR.

1. ADVOGADOS DO DIABO. Nós somos ótimos para julgar casos, pessoas, situações, posturas. Somos ótimos promotores de pessoas e advogados de defesa dos nossos motivos. Ouvi de um pastor que quando olhamos pra alguém dentro da igreja e falamos/pensamos “não curto e não vou com a cara de fulano”, a explicação é simples, somos vazios. Pessoas cheias de Deus não tem tempo pra isso. Julgamos o modo de vestir, julgamos o grupinho seleto de amigos, julgamos o pastor que fala de ofertas, julgamos o líder que não fez o que eu gostaria, julgamos a menina da dança que sorri demais, julgamos o cara do louvor que canta alto, julgamos os que choram demais e os que não choram, julgamos a música escolhida, julgamos as intenções do coração alheiro, julgamos as opiniões, julgamos as escolhas, julgamos tudo. Tudo e todos estão na nossa mira. E por muito julgar, não sobra tempo nenhum pra amar. Clichê né? Mas os julgamentos não param de acontecer, semana após semana. Então clichê não é
falar sobre julgamento, clichê é continuar julgando. Dentro e fora da igreja. Não fomos ensinados assim. Não tem nada a ver com o evangelho de Cristo. Porém, em uma sociedade recheada de valores invertidos, não parece estranho. Mas a esperança de sempre é: PODEMOS SER DIFERENTES. :) Podemos mesmo. Basta um esforço, assim como exercícios físicos. Nosso coração caiu no sedentarismo da vida de apontamentos, mas há chances de sermos melhores exercitando a fé e o amor. Ser cristão é um exercício diário de negações de vontades, crucificações de nós mesmos e rendições do nosso coração. Esse é o nosso papel. O restante fica por conta do Espírito Santo, que nos acrescenta força e nos encoraja todos os dias. É possível trilhar um caminho de amor, e esse é o objetivo!

- Copyright © Onelight - Rede Jovem - Hatsune Miku - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -